Olá caro leitor,
Hoje, 20 de julho, é dia do amigo! E para comemorar com você, resolvi fazer uma lista dos dez melhores filmes sobre o tema. (não estão em ordem de preferência, portanto, acalme sua bacurinha).
1. Conta Comigo (Stand by Me, 1986)
Quando alguém fala sobre amizade, eu só consigo pensar nesse filme. O quarteto Gordie, Chris, Teddy e Vern, nos mostra o quanto é pura a amizade infantil. Uma época única na vida de um ser humano. O enredo segue a jornada de quatro amigos que decidem encontrar o cadáver de um garoto desaparecido. O microcosmo representado pela cidadezinha e o drama de cada jovem faz com que esse seja, com toda certeza, o melhor filme sobre amizade já feito.
2. Onde Vivem os Monstros (Where the Wild Things Are, 2009)
Está aí um caso onde tudo se encaixa de forma correta. Desde a atuação até a trilha sonora feita pela Karen O. A história é sobre o menino Max que, após se desentender com sua irmã e ver sua mãe conhecendo um novo homem, foge de casa e vai parar em uma ilha onde terá que confrontar todos seus defeitos e medos. A amizade está incrustada em cada diálogo dos personagens. Filme lindo.
3. Mary e Max - Uma Amizade Diferente (Mary and Max, 2009)
Esse filme tem um significado especial para mim. Acabei conhecendo ele sem querer ao ir com meus amigos para o Anima Mundi. O filme se centra na amizade da jovem Mary e do idoso Max que começam a se corresponder por cartas. Enquanto Mary é ingênua em relação a vida e procura a entender com perguntas infantis, Max se vê provocado pelos questionamentos da menina e começa a ver sua vida de uma outra maneira. Coisa fina.
4. Curtindo a Vida Adoidado (Ferris Bueller's Day Off, 1986)
Quem não gostaria de ser amigo de um Ferris? O trio protagonista mostra-se muito unido nas diversas situações em que passam no decorrer do roteiro. Clássico da sessão da tarde e para a vida.
5. Cinema Paradiso (Nuovo Cinema Paradiso, 1988)
A amizade de um menino com o projecionista de um cinema acabou se revelando um dos clássicos atemporais do cinema. Se você é um cinéfilo de carteirinha, separe uma caixinha de lenços para essa história emocionante.
6. E.T., o Extraterrestre (E.T. the Extra-Terrestrial, 1982)
A amizade mais conhecida do cinema. A história segue a jornada de um extraterrestre para voltar para sua casa (ET, casa, telefone). Para isso, ele conta com a ajuda do menino Elliott e, com o passar do tempo, do resto da família do garoto. Participação da Drew Barrymore ainda criança.
7. O Clube dos Cinco (The Breakfast Club, 1985)
Quem consegue tirar a música do Simple Minds da cabeça após ver esse filme? Aqui acompanhamos o começo de uma grande amizade entre cinco jovens de “tribos” diferentes. Diálogos afiadíssimos e atuações bacanudas conseguem fazer o filme ser daquele tipo indispensável para qualquer jovem contemporâneo.
8. Os Goonies (The Goonies, 1985)
Um ode a amizade. Uma versão mais aventureira de Conta Comigo (eu sei que esse veio antes). Boa parte disso se deve ao toque de Spielberg no roteiro. Aqui acompanhamos a trajetória de um grupo de amigos que decide partir em busca de um tesouro para salvar de empreiteiros o terreno onde moram. Outro clássico da sessão da tarde.
9. Ponte para Terabitia (Bridge to Terabithia, 2007)
Um dos responsáveis por traumatizar a minha infância. Ponte para Terabitia nos mostra a amizade de Jess e Leslie. Para se divertir, os dois jovens criam um mundo imaginário. Esse mundo acaba os unindo e fazendo com que a amizade deles se fortaleça cada vez mais. Gosto muito desse filme, apesar do seu final preciso-de-um-abraço.
10. Intocáveis (Intouchables, 2011)
Uma amizade improvável entre um multimilionário tetraplégico e um senegalês radicado nos subúrbios de Paris. O senegalês, Driss, acaba mostrando de forma não ortodoxia como o multimilionário, Philippe, pode voltar a aproveitar a vida. Uma história baseada em fatos reais, o que a torna ainda mais bonita.
Menção Honrosa: A mula teimosa e o controle remoto que já tem uma postagem exclusiva para o curta. Só clicar aqui.
E é isso, leitor. Espero que você tenha gostado.
Pedro Alves
sábado, 20 de julho de 2013