Olá caro leitor,
Hoje, 20 de julho, é dia do amigo! E para comemorar com você, resolvi fazer uma lista dos dez melhores filmes sobre o tema. (não estão em ordem de preferência, portanto, acalme sua bacurinha).
1. Conta Comigo (Stand by Me, 1986)
Quando alguém fala sobre amizade, eu só consigo pensar nesse filme. O quarteto Gordie, Chris, Teddy e Vern, nos mostra o quanto é pura a amizade infantil. Uma época única na vida de um ser humano. O enredo segue a jornada de quatro amigos que decidem encontrar o cadáver de um garoto desaparecido. O microcosmo representado pela cidadezinha e o drama de cada jovem faz com que esse seja, com toda certeza, o melhor filme sobre amizade já feito.
2. Onde Vivem os Monstros (Where the Wild Things Are, 2009)
Está aí um caso onde tudo se encaixa de forma correta. Desde a atuação até a trilha sonora feita pela Karen O. A história é sobre o menino Max que, após se desentender com sua irmã e ver sua mãe conhecendo um novo homem, foge de casa e vai parar em uma ilha onde terá que confrontar todos seus defeitos e medos. A amizade está incrustada em cada diálogo dos personagens. Filme lindo.
3. Mary e Max - Uma Amizade Diferente (Mary and Max, 2009)
Esse filme tem um significado especial para mim. Acabei conhecendo ele sem querer ao ir com meus amigos para o Anima Mundi. O filme se centra na amizade da jovem Mary e do idoso Max que começam a se corresponder por cartas. Enquanto Mary é ingênua em relação a vida e procura a entender com perguntas infantis, Max se vê provocado pelos questionamentos da menina e começa a ver sua vida de uma outra maneira. Coisa fina.
4. Curtindo a Vida Adoidado (Ferris Bueller's Day Off, 1986)
Quem não gostaria de ser amigo de um Ferris? O trio protagonista mostra-se muito unido nas diversas situações em que passam no decorrer do roteiro. Clássico da sessão da tarde e para a vida.
5. Cinema Paradiso (Nuovo Cinema Paradiso, 1988)
A amizade de um menino com o projecionista de um cinema acabou se revelando um dos clássicos atemporais do cinema. Se você é um cinéfilo de carteirinha, separe uma caixinha de lenços para essa história emocionante.
6. E.T., o Extraterrestre (E.T. the Extra-Terrestrial, 1982)
A amizade mais conhecida do cinema. A história segue a jornada de um extraterrestre para voltar para sua casa (ET, casa, telefone). Para isso, ele conta com a ajuda do menino Elliott e, com o passar do tempo, do resto da família do garoto. Participação da Drew Barrymore ainda criança.
7. O Clube dos Cinco (The Breakfast Club, 1985)
Quem consegue tirar a música do Simple Minds da cabeça após ver esse filme? Aqui acompanhamos o começo de uma grande amizade entre cinco jovens de “tribos” diferentes. Diálogos afiadíssimos e atuações bacanudas conseguem fazer o filme ser daquele tipo indispensável para qualquer jovem contemporâneo.
8. Os Goonies (The Goonies, 1985)
Um ode a amizade. Uma versão mais aventureira de Conta Comigo (eu sei que esse veio antes). Boa parte disso se deve ao toque de Spielberg no roteiro. Aqui acompanhamos a trajetória de um grupo de amigos que decide partir em busca de um tesouro para salvar de empreiteiros o terreno onde moram. Outro clássico da sessão da tarde.
9. Ponte para Terabitia (Bridge to Terabithia, 2007)
Um dos responsáveis por traumatizar a minha infância. Ponte para Terabitia nos mostra a amizade de Jess e Leslie. Para se divertir, os dois jovens criam um mundo imaginário. Esse mundo acaba os unindo e fazendo com que a amizade deles se fortaleça cada vez mais. Gosto muito desse filme, apesar do seu final preciso-de-um-abraço.
10. Intocáveis (Intouchables, 2011)
Uma amizade improvável entre um multimilionário tetraplégico e um senegalês radicado nos subúrbios de Paris. O senegalês, Driss, acaba mostrando de forma não ortodoxia como o multimilionário, Philippe, pode voltar a aproveitar a vida. Uma história baseada em fatos reais, o que a torna ainda mais bonita.
Menção Honrosa: A mula teimosa e o controle remoto que já tem uma postagem exclusiva para o curta. Só clicar aqui.
E é isso, leitor. Espero que você tenha gostado.
Pedro Alves
sábado, 20 de julho de 2013
Related Posts
A triste história de Andy Barclay (Ou Hide-the-Soul)
CONTÉM SPOILER DE CHILD’S PLAY 1, 2, 3 E CURSE OF CHUCKY
Olá, caro leitor!
Hoje venho até
Bad Grandpa (Ou Little Miss Sunshine com crack)Olá caro leitor,Sim, duas postagens em um dia! Eu devo ter ficado com saudades de postar. O assunto
Filmes sobre Bullying (Ou Don't fuck with Oskar e Eli)Olá, caro leitor!Hoje selecionei somente o suprassumo de um tema deveras polêmico: mamilos“Bullying
A Espinha do Diabo (Ou como colocar um fantasma em um drama)A Espinha do Diabo (El Espinazo del Diablo, Guillermo del Toro, Espanha, 2001, 106 minutos)Muito lo